Mercado de vinhos segue aquecido e projeta crescimento em 2019

Mesmo em meio à crise, setor cresceu no Brasil, por onde passam 50% dos vinhos importados na América Latina * SP se prepara para ser a capital do vinho em outubro.

Inserir o vinho nos hábitos do brasileiro sempre foi um dos principais desafios do setor, que tem passado por grandes transformações nos últimos anos. Com um consumo considerado ainda baixo – menos de 2 litros/ano por habitante –, e bastante promissor, o mercado vem trabalhando no sentido de democratizar o acesso e disseminar informações que ajudem a vencer as barreiras que dificultam a popularização da bebida.

Apensar da crise econômica brasileira, que atravancou ainda mais as condições do segmento, o setor foi um dos poucos que se manteve em crescimento. Com a ascensão do mercado e forte demanda por variedade de vinhos e destilados de qualidade, as empresas do ramo têm projetado um crescimento acima de 15% para este ano.

Segundo dados da Ideal Consultoria, nos últimos 7 anos a importação de vinhos e espumantes no Brasil aumentou 55% em volume, atingindo 12.880 milhões de caixas e 27% em valor (FOB em dólares) ultrapassando US$ 368.607 milhões de dólares. Com consumo de aproximadamente 3 bilhões de litros por ano e um CAGR de 7% previsto para os próximos 5 anos, o mercado latino-americano ganhará um estímulo efetivo para expandir a cultura do vinho no Brasil, por onde passam 50% dos rótulos importados na América Latina.

São Paulo, a capital do vinho da América Latina

Para suprir a demanda do segmento por um encontro de qualidade como foco nos profissionais – que são o canal pelo qual as tendências, lançamentos e as novas safras de vinhos e destilados chegam ao consumidor final -, entre os dias 15 e 17 de outubro, São Paulo se tornará a capital dos negócios do vinho na América Latina e sediará a primeira edição da Provino – Feira Profissional de Vinhos e Destilados. 

Criada para fomentar o setor como um todo, a Provino tem como meta se tornar uma importante plataforma para o contato entre produtores e importadores de diversos países com distribuidores, sommeliers, comerciantes e importadores do Brasil e da América Latina. Além do intercâmbio com os principais nomes da indústria mundial, os profissionais vão fazer negócios, aprimorar-se profissionalmente e ampliar o network.

“A Emme Brasil vem fazendo um excelente trabalho como representante da ProWein no Brasil, assim como sei que Christian Burgos [um dos idealizadores da Provino] é um profissional reconhecido e competente na indústria de vinhos no País. Mesmo sem a participação da ProWein na feira, tenho certeza que a Provino terá um grande sucesso em se tornar o principal evento de negócios para a indústria de vinhos na América Latina”, ressalta Marius Berlemann, diretor da ProWein, maior feira de negócios de vinho do mundo, realizada em Düsseldorf, na Alemanha.

A World Wine, uma das maiores importadoras de vinho no Brasil, já confirmou presença no evento e ressalta a importância de uma feira exclusiva para profissionais que ajude a desenvolver e estimular o crescimento da indústria no Brasil. “Sobretudo nesse momento em que o mercado está passando por grande transformação e expansão, é fundamental um evento que nos permita impulsionar os negócios. Por isso, consideramos a Provino uma grande oportunidade para fortalecer os relacionamentos comerciais, ampliar contatos, trocar informações e conhecimentos com toda a cadeia”, comemora Juliana La Pastina, da World Wine

A feira Provino vai trazer importadores da Colômbia, Peru, México e Panamá, e realizará fóruns e painéis que vão tratar de temas práticos e cases de sucesso do mercado, como venda de vinhos e destilados, negociações, importação e exportação. A estimativa é de participação de 250 marcas expositoras e visitação de 10 mil profissionais nos três dias de evento.

Provino

A Provino é um projeto idealizado por Malu Sevieri, Rico Azeredo e Christian Burgos. Os dois primeiros possuem mais de 10 anos de experiência na organização de feiras profissionais e em representação da Messe Düsseldorf, organizadora da já famosa ProWein. Christian Burgos é presidente da Inner Group, reconhecido nome na indústria nacional e internacional de vinhos.

Leave a Reply